O que é scout e qual sua importância?

Scout: O que é?

Scout é uma palavra de origem inglesa que significa explorar, verificar, analisar ou examinar.

No esporte, scout pode ser definido como o ato de analisar a partida, os momentos, os lances de um jogo para verificar o rendimento da equipe.

Essa palavra, em português, pode ser traduzida como Escalte, skout, scalt ou mesmo scout.

Porém, não existe uma tradução oficial para essa palavra que no sentindo literal significa explorar.

Há quem traduza scout como olheiro, o que não está errado, justamente por que o olheiro analisa o desempenho de um atleta.




No entanto, o analista de desempenho, profissão recente surgida no esporte, também faz scout.

Então, basicamente, o scout é uma ferramenta de registro das informações e análise do jogo. Pode-se registrar tudo o que for de interesse.

Essencialmente, portanto, é a forma de medir a eficiência de cada jogador e da equipe como um todo, sendo assim uma importante forma de mensurar os resultados e a evolução dos treinos de forma geral.

No futsal e no futebol, é comum registrar os passes, desarmes, finalizações e outras ações técnicas, por exemplo.
 

Qual a importância?

No futsal, bem como em outras modalidades esportivas, fazer scout é de fundamental importância para o rendimento de uma equipe, desde uma grande equipe até um time amador.

Deve-se analisar os fundamentos, monitorar cada ação, ver onde a equipe está errando e o que pode ser feito para melhorar o desempenho da equipe.




Um scout bem realizado garante que a equipe possa melhorar cada vez mais.

Muitas vezes, um atleta não atinge todo o seu potencial que poderia atingir por que não há um levantamento de dados de onde está errando para que isso possa ser melhorado.

Por isso, é importante que a comissão técnica defina quais lances serão registrados no scout. E então coletar esses dados durante a partida para análise.

Um exemplo disso seria registrar apenas o número de passes certos e errados? Não seria importante considerar o local onde este foi realizado, a direção ou até mesmo a distância percorrida pela bola?

Mas é depois de coletar os dados que entra a parte mais importante: a análise estatística.

Elaborar gráficos, tabelas, saber exatamente em que área da quadra os lances ocorreram, que atleta foi responsável por cada lance.

No entanto, o excesso de informações, sem planejamento, pode complicar a coleta de dados e até comprometer a análise das informações finais.

O analista de desempenho, que é o profissional responsável pela coleta do scout deve estar atento a tudo isso.

 

A solução

Uma das possibilidades que facilitaria o trabalho seria criar planilhas. Nelas seriam anotados os dados e depois gerados os gráficos.

Outra possibilidade são usar aplicativos específicos para isso. Um software para este fim tem como objetivo automatizar as análises, a fim de oferecer dados de formas mais rápidas e precisas para os analistas de desempenho.




Esse aplicativo é o Datafutsal.

Sendo assim, no DataFutsal, além de fazer o scout da partida, em tempo real, mesmo sem internet no local, é possível analisar todas as estatísticas de uma partida com apenas um click.

Então, não precisa se preocupar em gerar gráficos, tabelas, em mapear a parte da quadra onde os lances aconteceram.

Basta registrar os lances da partida, o resto o aplicativo faz automaticamente. 

scout datafutsal em um tablet

Veja duas telas de exemplo do DataFutsal. A primeira do momento do scout e a segunda é a tela das estatísticas geradas na partida.

 

Ainda é possível detalhar os lances por atleta, além dos gols e muito mais. Para conhecer mais sobre o DataFutsal acesse a pagina do aplicativo nesse link ou baixe o aplicativo para android aqui.





Marcado com: , , , ,

2 Comments on “O que é scout e qual sua importância?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*